segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Dieta do Limão ou Dieta da Beyoncé


Hoje vou falar sobre uma dieta que tem conquistado imensos adeptos por esse mundo fora. Trata-se de uma dieta que promete uma perda de 7kg em 8 dias. Vamos falar-lhe da dieta do leite. Esta dieta é barata, rápida, e, segundo os depoimentos, tem resultados estrondosos. Mas será mesmo assim? Podemo-nos fiar nestes depoimentos? Importa perceber o que é e como funciona a dieta do leite.

A ideia que preside à dieta do leite é simples: substituir as refeições principais por copos de leite. Não importa se é leite magro, gordo, de soja, ou qualquer outro cuja porção de 200 ml não ultrapasse as 100 calorias. O resultado primário é evidente: aumentam os níveis de lactose e cálcio no sangue. Este simples facto vai fazer, como afirmam certos estudos clínicos, com que as células do organismo trabalhem melhor e armazenem menos gordura. Além disso, esta dieta acaba por reduzir a ingestão de hidratos de carbono da alimentação, causando ao organismo a necessidade de obter a energia para as suas atividades nas proteínas e nas gorduras do seu corpo.

Fundamentalmente, o que isto quer dizer é que, uma vez que o corpo está a receber menos energia e, por isso, a armazenar menos gordura, ainda está a ser obrigado a ir buscar às suas reservas de gordura a energia que antigamente recebia em quantidade tal que ainda conseguia constituir reservas sob a forma de gordura. No fundo, trata-se de um efeito bilateral, ou “2 em 1”, se preferir, da dieta do leite.

O Leite é considerado um dos alimentos mais completo para o ser humano. Vejamos a sua composição:

Cálcio: ajuda a construir e manter ossos fortes. Atua também nas funções nervosas, contração muscular e fluxo sanguíneo;

Proteínas:  para o desenvolvimento cerebral e crescimento dos tecidos corpóreos;

Vitamina A: mantém a normalidade da visão e da pele;

Vitamina B12: essencial para o crescimento e saúde do sistema nervoso;

Vitamina D: promove a absorção do cálcio e fósforo, e influencia a mineralização óssea, o fortalecimento dos ossos;

Potássio: ajuda no equilíbrio dos fluidos corporais e pressão sanguínea. É necessário também para a atividade muscular e contrações;

Fósforo: ajuda a gerar energia nas células do corpo e influencia a mineralização óssea, o fortalecimento dos ossos;

Niacina: mantém o funcionamento normal das enzimas e ajuda o organismo a processar açúcares e ácidos gordos. É importante também para o desenvolvimento do sistema nervoso;

Riboflavina: ajuda a produzir energia nas células do organismo e exerce um papel vital no desenvolvimento do sistema nervoso.

Mesmo com todos esses componentes, a Dieta do Leite não deve ser feita durante mais do que uma semana.

O corpo humano tem uma necessidade diária de cálcio de cerca de 1200mg, mas a quantidade em mililitros vai depender do tipo de leite que se vai tomar.

Cada copo deve ter aproximadamente 70 a 100 calorias, independente dos ml, e pode escolher o leite pelo menor valor de calorias e maior teor de cálcio, seja ele qual for, em pó, magro, meio-gordo, gordo seja de vaca ou de soja.

Divida o que está definido ao longo do dia, tentando não ficar mais de 4 horas sem ingerir nada.

Agora a ementa para uma semana:

1º Dia
6 copos de leite

2º Dia
4 copos de leite + 2 frutas

3º Dia
2 copos de leite + 2 frutas + queijo à vontade

4º Dia
4 copos de leite + 1 fruta + 1 bife

5º Dia
2 copos de leite + 2 frutas + 1 ovo + 1 bife

6º Dia
2 copos de leite + 1 fruta + 1 ovo + 1 bife + queijo à vontade

7º Dia
3 copos de leite + 3 frutas

8º Dia
2 copos de leite + 1 fruta + 1 bife + queijo à vontade

As frutas mais adequadas a esta dieta são: Abacaxi, Banana, Damasco, Maçã com casca, Laranja, Manga, Mamão, Melancia, Melão, Morangos e Pêra.

Dicas importantes:

- Água e chás podem ser consumidos à vontade desde que não adicione qualquer açúcar;

- É permitido bater as frutas com o leite nos dias indicados com 'Leite + Frutas';

- Pode usar adoçante, mas com moderação;

- Não existe horários fixos, divida o pouco que tem nos horários que melhor se encaixarem no seu dia, lembrando-se que não deve ficar mais de 4 horas sem ingerir nada;

- O leite pode ser o que preferir, desde que seu copo não passe de 100 calorias. Ou seja quanto menos calorias tiver o leite que escolher, mais leite poderá beber.

- Trocar o leite pelo iogurte é uma escolha possível, desde que não ultrapasse as calorias, trocar um copo ou outro não vai afetar os resultados.

- Pode ser qualquer tipo de queijo, mas de preferência ao queijo branco, por ser menos gordo;

- Se possível deverá substituir a carne vermelha, pela carne branca;

- Não é aconselhável incluir nenhum tipo de cereal ou massa, mesmo que sejam integrais;

- Para os homens aconselha-se o aumento de um copo diário de leite por dia;

- Pode adicionar canela ao leite, fica muito bom;

- Pode-se acrescentar ao leite, café, chás, sumos light e até gelatinas magras. Exclua todos os achocolatados e outros alimentos ou essências que possuam calorias;

- Os alimentos zero calorias, sumos zero açúcar, limonada com adoçante, chás e claro muita água, também podem ser incluídos ao longo do dia, com exceção de refrigerantes;

- Saladas de folhas verdes com clara de ovo cozida, temperados com vinagre de maçã ou limão, gengibre e pouco sal também podem ser incluídos à vontade. A qualquer momento e em qualquer dia, mesmo no primeiro.

- Corte as frutas e até o queijo em  pedaços pequenos para comer ao longo do dia, isso ajuda a saciar a fome. O queijo picado pode ser colocado junto à salada;

- A fruta considera-se 1 fruta=1 unidade, por exemplo 1 maçã, 1 laranja. As grandes pode considerar 1 fruta:  1/4 melão, 1/4  melancia, 1 papaia, 1/4 de abacaxi. As pequenas frutas consideram-se 6 a 7 morangos, 10 bagos de uva = 1 fruta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...